Émile Durkheim nasceu em 1858, estudou na França e Alemanha alcançou um impressionante nome como recém-formado em sociologia, foi indicado o primeiro professor a ensinar sociologia na França. Durkheim procurava entender o comportamento da sociedade de maneira em comum para todos os cidadãos, não diferenciando um indivíduo qualquer.
Como muitos sociólogos, Durkheim não limitou seus interesses a característica e procedimento social.
Durkheim observou que estava havendo duas classes sociais, a mecânico e a orgânica, na classe mecânica, os trabalhadores trocavam conhecimentos empíricos entre eles e, não tendo participação à outra classe. Na classe orgânica, estava o poder do capitalismo, mostrando suas autoridades, que sempre a classe mecânica vai obedecer.
Para Durkheim o ponto de partida da Sociologia é a sociedade, como comprovar o desempenho do homem no procedimento de melhoria. A partir do momento em que o homem consegue seu primeiro emprego ele passa a ser explorado, porque no capitalismo os produtos da divisão do trabalho ou produção do trabalhador, passam a ser trocado por mercadorias.
Nesta divisão, quanto mais produz, maior será o valor em retorno ao setor capitalista, com isso vai aumentar a jornada de trabalho e, exigindo mais do funcionário. Este tipo de exploração acontece de forma legal nas propriedades privadas dos meios de produção. Nos dias atuais, a classe dominada tem que vender seu trabalho aos capitalistas, como se fosse mercadoria vendida por um salário.
Esta troca na verdade é a fonte de riqueza da sociedade. A burguesia que controla o poder político-econômico, impondo esta ideologia à classe dominada que os favoreça.
O trabalho também trás conseqüências ruins à sociedade, porque quando um funcionário é demitido ele entra em determinada anomia, vendo-se desmotivado psicologicamente causando desentendimento ao círculo familiar, geralmente pode entrar numa depressão retirando a própria vida.
Durkheim se preocupava com o perigo que a alienação, a solidão e o isolamento, representavam para as sociedades industriais e modernas, ele compartilhava a crença que a sociologia poderia fornecer ou levar a uma direção para mudança na sociedade, apoiava a criação de novos grupos sociais e, mediava entre famílias e o estado que deveria despertar os sentimentos do indivíduo.
Durkheim não desenvolveu métodos pedagógicos, mas suas idéias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, tirando a educação escolar da perspectiva individual, sempre limitada pelo psicologismo idealista. Segundo Durkheim, o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público, só a educação entre professores e a sociedades, não somente o desenvolvimento individual do estudante.
Nas palavras de Durkheim, a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, estado físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto. Tais exigências, com forte influência no processo de ensino, estão relacionadas à religião, às normas e sanções, à ação política, ao grau de desenvolvimento das ciências e até mesmo ao estado de progresso da indústria local.
Durkheim dizia que a criança, ao nascer, trazia consigo só a sua natureza de indivíduo. A sociedade encontra-se, a cada nova geração, na presença de uma vida nova como é necessário construir novamente. Os professores têm uma importante contribuição, como partes responsáveis pelo desenvolvimento dos indivíduos, têm um papel determinado e delicado, devem transmitir os conhecimentos adquiridos, com cuidado para não tirar a autonomia de pensamento dos jovens.
Acadêmicos: Jacinto, José Ronaldo e Lindaura.
Como muitos sociólogos, Durkheim não limitou seus interesses a característica e procedimento social.
Durkheim observou que estava havendo duas classes sociais, a mecânico e a orgânica, na classe mecânica, os trabalhadores trocavam conhecimentos empíricos entre eles e, não tendo participação à outra classe. Na classe orgânica, estava o poder do capitalismo, mostrando suas autoridades, que sempre a classe mecânica vai obedecer.
Para Durkheim o ponto de partida da Sociologia é a sociedade, como comprovar o desempenho do homem no procedimento de melhoria. A partir do momento em que o homem consegue seu primeiro emprego ele passa a ser explorado, porque no capitalismo os produtos da divisão do trabalho ou produção do trabalhador, passam a ser trocado por mercadorias.
Nesta divisão, quanto mais produz, maior será o valor em retorno ao setor capitalista, com isso vai aumentar a jornada de trabalho e, exigindo mais do funcionário. Este tipo de exploração acontece de forma legal nas propriedades privadas dos meios de produção. Nos dias atuais, a classe dominada tem que vender seu trabalho aos capitalistas, como se fosse mercadoria vendida por um salário.
Esta troca na verdade é a fonte de riqueza da sociedade. A burguesia que controla o poder político-econômico, impondo esta ideologia à classe dominada que os favoreça.
O trabalho também trás conseqüências ruins à sociedade, porque quando um funcionário é demitido ele entra em determinada anomia, vendo-se desmotivado psicologicamente causando desentendimento ao círculo familiar, geralmente pode entrar numa depressão retirando a própria vida.
Durkheim se preocupava com o perigo que a alienação, a solidão e o isolamento, representavam para as sociedades industriais e modernas, ele compartilhava a crença que a sociologia poderia fornecer ou levar a uma direção para mudança na sociedade, apoiava a criação de novos grupos sociais e, mediava entre famílias e o estado que deveria despertar os sentimentos do indivíduo.
Durkheim não desenvolveu métodos pedagógicos, mas suas idéias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, tirando a educação escolar da perspectiva individual, sempre limitada pelo psicologismo idealista. Segundo Durkheim, o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público, só a educação entre professores e a sociedades, não somente o desenvolvimento individual do estudante.
Nas palavras de Durkheim, a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança, estado físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto. Tais exigências, com forte influência no processo de ensino, estão relacionadas à religião, às normas e sanções, à ação política, ao grau de desenvolvimento das ciências e até mesmo ao estado de progresso da indústria local.
Durkheim dizia que a criança, ao nascer, trazia consigo só a sua natureza de indivíduo. A sociedade encontra-se, a cada nova geração, na presença de uma vida nova como é necessário construir novamente. Os professores têm uma importante contribuição, como partes responsáveis pelo desenvolvimento dos indivíduos, têm um papel determinado e delicado, devem transmitir os conhecimentos adquiridos, com cuidado para não tirar a autonomia de pensamento dos jovens.
Acadêmicos: Jacinto, José Ronaldo e Lindaura.
oi
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