quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Platão

Platão era de uma família nobre, sua filosofia era racionalista e radical, destacou-se entre os pensadores como o mais influente da civilização ocidental. Platão é o primeiro filósofo de quem temos as obras completas, pois seu mestre Sócrates não deixou nada escrito.Teve como tema principal a política, depois de muito estudar e amadurecer suas reflexões filosóficas, fundou sua academia, que era semelhante a uma universidade.
Platão foi um brilhante escritor e filósofo, suas obras fazem parte das mais conhecidas literaturas. Seu constate esforço consiste em descobrir conceitos gerais, que em última instância são universais e reais.
Platão formulou uma alegoria chamado o mito da caverna; segundo ele, o bom político deveria ser preparado para exercer o cargo de governante, buscando o interesse público. Platão pensava que somente através da filosofia seria possível formar uma humanidade mais justa.
Aprofundou-se na teoria, e procurava determinar a relação entre o conceito e a realidade. Platão nos alerta que o mundo bom e sensível não existe, que isso é apenas um mundo de ilusão ou até mesmo imperfeito.
"O filósofo é aquele que liberta, pois possui amor pelo saber, é aquele que possui fome de conhecimento." (Platão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário