sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Sócrates(469-399 a.c)

Sócrates era filho de um escultor e uma parteira, por sua mãe ter sido parteira recebeu o nome de parteiro de idéias,sua preocupação estava centrada no homem. Opunha-se ao relativismo dos sofistas, criando assim uma grande polemica com eles,ele interrogava, indagava, questionava e dialogava com as pessoas e com o universo o futuro e a moral.
No entanto por isso foi acusado de impiedade, Sócrates foi culpado de não reconhecer os deuses reconhecidos pelo estado e de introduzir divindades novas;ele ainda foi culpado de corromper a juventude e com isso foi condenado a beber cicuta.Sócrates tinha interesse de encontrar o conceito e não a mera opinião, pois a opinião varia de pessoa para pessoa,e variável, instável já o conceito é uma verdade que não muda, ou seja intemporal, universal.
Por dialogar nas praças publicas e dar atenção para todo tipo de pessoas, indiferente da sua classe, conseguiu exercer uma forte influência sobre a população.Sócrates viveu conforme sua cosiência, em seu julgamento declarou que não abandonaria por circustância nenhuma sua atividade.

Acadêmicos: Evanilda, Maria Estela e Suleny

Nenhum comentário:

Postar um comentário