domingo, 15 de fevereiro de 2009

Evolução Humana



Há cerca de 3 milhões de anos o homem habita na Terra. A pré-história começa com o aparecimento dos hominídeos e termina através da invenção da escrita, este período foi onde o homem evoluiu biologicamente até as características físicas atuais. Talvez um dos erros mais comuns no estudo da evolução humana, seja a afirmação de que o “homem descende dos macacos”. É óbvio que nenhum primata vivo pode ser ancestral do homem; nenhum dos macacos atuais pode constituir um “elo perdido” (possível existência dos seres que nos deram origem). A semelhança dos grupos que ainda vivem, decorre da evolução de nossos antepassados. O homem não descendeu dos macacos; mas homens e macacos descenderam de um tronco primata comum.



Características Evolutivas

Todas as espécies ancestrais ou aparentadas com o homem foram denominadas hominídeos, seus fosseis datam de cerca 4 milhões de anos e pertencem a uma espécie que foi chamada Australopithecus ramidus.






Após os ramidus vieram: os Australopithecus afarensis, africanus e o boisei; viveram na África por volta de 4,4 a 2 milhões de anos atrás. Eles não possuem a postura ereta e tinha crânio pequeno.






Foi por volta de 2 milhões de anos, que a espécie conhecida como Homo habilis, habitou na terra. Provavelmente o primeiro a fabricar ferramentas, por isso somente eles e seus descendentes foram considerados homens. Além de raízes e sementes, alimentava-se de carne, o que era possível pelas características da arcada dentária, estudado através de seus fosseis.




Com a evolução do Homo habilis, surgiu o Homo erectus que possuía maxilar e mandíbula maciços e dentes grandes, seu cérebro era maior do que o Homo habilis e seu corpo possuía uma postura mais ereta.











Por volta de 300 mil anos, surgia da evolução do Homo habilis o Homo sapiens que se subdividiu em Neanderthalensis e o Sapiens sapiens ou Sapiens moderno.


O Homo neanderthalensis caracterizava-se por fronte obliqua, maxilar e mandíbula maciços, queixo muito retraído, viviam em cavernas e deixou inúmeros traços de sua existência.Acredita-se que desapareceu há 30 mil anos.





O Homo sapiens moderno, é o grupo do qual fazemos parte. Em um curto espaço de tempo, quando todas as outras espécies de hominídeos já estavam extinta, se espalhou pelo mundo, navegando por oceanos e conquistando a América. Atribui-se que os fatores principais dessas conquistas podem ter sido adquiridos com o desenvolvimento da linguagem e utilizando técnicas anteriores, como o domínio do fogo e a fabricação de instrumentos.



Embora o Homo Sapiens sapiens estivesse presente nas mais variadas regiões da Terra, seus avanços culturais não foram homogêneos e simultâneos. Basta lembrar que em pleno séc. XVI, quando os portugueses chegaram ao Brasil nossos índios viviam na idade da pedra. Em diversos lugares, muitos grupos humanos, em decorrência sobre tudo do isolamento, permaneceram tecnologicamente estacionários, enquanto em outros, contatos sociais mais intensos aceleraram o progresso tecnológico e as transformações do modo de vida.

Acadêmicos:
EDIVANIA GUIMARÃES RODRIGUES
FRANCISCO GARCIA
RICARDO VIEIRA RODRIGUES
SOUWYS PEDROSO MENDES

2 comentários: