quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Max Weber

Max Weber (1864-1920)
Nacionalidade: Alemã
Um dos fundadores da Sociologia,
Era Jurista e Economista



Idéias de Max Weber

Max Weber quis demonstrar, que a Reforma Religiosa destruiu velhos dogmas católicos que viam no capitalismo, tal como conhecemos, um pecado, ou mais especificamente, de que o dinheiro jamais pode ser um fim, mais um meio.
A tradução da Bíblia para o alemão criou uma nova ética, de que o trabalho é uma vocação e as pessoas que desenvolveram um dom especial, na música, no trabalho, etc... serão percebidas, por um dom divino que possui.
Weber avança na tese de que a ética e as idéias Puritanas influenciaram o desenvolvimento do capitalismo. Tradicionalmente as regiões que aderiram ao Pietismo, Protestantismo e principalmente ao Calvinismo, se encontram com mãos de obras mais qualificas, devido ao custeio da educação, e uma economia mais desenvolvida.
O Calvinismo favoreceu o comportamento econômico racional, trazendo a idéia, de que, toda habilidade humana é um Dom divino, e que o trabalho seja visto como uma vocação.
A Doutrina Teológica, sendo exercida de forma direta ou indireta, encoraja o planejamento e a abnegação a favor do ganho econômico. Outro fator relacionado ao capitalismo é, por exemplo: racionalismo, jurisprudência, empreendimento econômico e a sistematização racional da administração política.
Weber deixou de fazer pesquisa sobre o Protestantismo por causa de seu colega Ernest Troeltsch (teólogo), que iniciou um trabalho no livro “Os ensinamentos sociais das igrejas e seitas Cristas”, e a comparação das religiões e sociedades (China, Índia e Judaísmo)



O livro A ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, foi escrito em 1904 e 1905 por Max Weber, este livro investiga as razões do capitalismo ter se desenvolvido inicialmente em países com Inglaterra ou a Alemanha, concluindo que isso se deve aos valores e hábitos de vida instigados ali pelo protestantismo.
Max Weber expõe suas observações, visando explicar a existência de uma conduta religiosa em que professa o protestantismo, em particular a doutrina protestante de linha Calvinista, que se distingue por santificar a vida diária em contraposição a contemplação do divino, condição que favorece o espírito capitalista moderno.
Notoriamente Weber buscou idealizar, identificar, o tipo ideal de conduta religiosa, em oposição ao conceito pregado pela igreja Católica, que na época por meio do conceito da piedade popular e da espera da recompensa na vida após a morte; e a mensagem protestante da linha Luterana, que acredita que o homem já nasce predestinado a salvação, condutas que repugnavam a obtenção do lucro e que deste modo iam de encontro ao ideal burguês.
Max Weber Faleceu em 1920 na cidade de Munique, Alemanha, por pneumonia.




Acadêmicos: Adriano Luciene Rosimeire.

Um comentário:

  1. Max Weber, foi um grande sociologo da época, suas ipoteses sobre o desevolviment se profetizatarao de acordo com o tempo. Toda sua tese teve grande conclusao nos dias de hoje.

    ResponderExcluir